Apontamentos

        

          Há uma profusão de tratamentos estéticos dados ao cinema-ficção atual e especialmente ao documentário – ensaios sobre realidades e pensamentos. Só constatam nossa solidão apesar de globalizados. Por toda parte, em nossas salas e prateleiras, encontramos a existência da estética de fácil aceitação. A indústria rege falsos caminhos artísticos. Ela incorpora gostos populares, anseios e ideais que são catalizados e formatados para o puro entretenimento e falsas propostas “contestadoras”. Pior: propõe a realizadores e críticos que encontrem soluções intermediárias que expliquem e justifiquem a atual “sétima arte”. 

        Até aí, tudo bem, é chover no molhado. É martelar a velha idéia que as pessoas estão perdidas nos seus entendimentos do que seja cinema. Preferem o “faz de conta” ou estão mesmo desorientadas e adoram isso? Devem achar um charme.

       Antes de qualquer coisa, seria necessário aceitar o inaceitável que é o analfabetismo cinematográfico: o público revê fórmulas que são verdadeiros carrosséis temáticos e estéticos intermináveis, as refilmagens de refilmagens. O verdadeiro “cinema” virou peça de museu: está nas cinematecas e nos museus de imagens e sons.

        Hoje vivemos uma imensa conjugação áudio-visual que é instigante quando encontramos roteiros provocadores e incitantes. As tênues diferenças entre padrões sacramentados são cada vez mais duvidosas e incertas.

        Assim sempre foi e será. É o papel da arte.

 

Anúncios

One Response to Apontamentos

  1. É isso mesmo… e também com os livros é feito o mesmo… ou eles ficam escondidos ou seus autores são chamados de utópicos ou doidos… Mas a saída é difícil! O que vale mesmo é a busca de cada um de nós e quem sabe seremos capazes de nos unirmos para mostrar esta verdade…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: